Como tudo na vida, a produção de um texto tem sempre um objetivo. E, portanto, precisa de planejamento. Em se tratando de produção de conteúdo para web, três fatores são essenciais e ganham relevância nos sites de busca: o título do texto; a definição de uma palavra-chave que será repetida algumas vezes para ter maior relevância; e produção de uma mensagem que atinja seu público-alvo.
Também é necessário elaborar maneiras de compartilhamento nas redes sociais para que o texto alcance com maior eficiência o resultado esperado.
Todo texto para web deve possuir uma persona – cria-se um indivíduo fictício para direcionar o texto. É preciso estudar e conhecer quais os desafios, problemas, desejos e necessidades dessa persona. O objetivo é solucionar os problemas dela. Assim, é garantido um conteúdo útil para a persona e demais leitores. A partir daí, dá-se início à interação. Não se pode esquecer que o objetivo é alcançar o resultado e meta estabelecidos.
Conteúdo evergreen
A definição para a web é “conteúdo perene”. Que está acima do tempo. São textos que pouco ou nada se alteram. Conteúdos evergreen são informações mais completas que tem o objetivo de educar a persona. Esse conteúdo é o mais utilizado no marketing digital. Ao contrário dos textos noticiosos, que são “quentes”, com valor momentâneo e podem perder o interesse em pouco tempo. Conteúdo evergreen dá mais valor à persona.
Uma das ferramentas mais interessantes para manter a persona no seu site ou blog, por exemplo, é a utilização de hiperlinks – forma estratégica que faz com que o leitor seja conduzido de um texto para outro dentro do site, como forma de conhecer mais informações sobre o assunto. Assim, como importante ferramenta do SEO, o hiperlink propulsiona o tráfego para o site ou blog.
Subtítulo eficiente
Dentro do conceito de “segurar o leitor” até o fim do texto, é necessário, após alguns parágrafos, inserir um subtítulo, que tenha conexão com a ideia do texto e que seja eficiente. Importante que o subtítulo faça sentido com o restante do conteúdo. Isso aumentará a permanência na página.
Pesquisa da Nielsen Norman Group relata que 79% dos leitores de internet utilizam a escaneabilidade – primeiro, percorrem o texto para ver se vale a pena a leitura integral. Importante utilizar um conjunto de técnicas que garanta uma leitura dinâmica, rápida e simples, melhorando a experiência do leitor. Algumas dicas:
- Texto não pode ser grande. Torna a leitura cansativa;
- Parágrafos também devem ser concisos;
- Imagens ilustram bastante um conteúdo;
- Antes de iniciar, liste as ideias principais.
Importante também atentar para algumas situações:
a) É evidente que é difícil a criação de um tema totalmente novo. Mas não copie outros textos. Os conteúdos devem merecer pesquisa, análise. Busque uma informação nova sobre o assunto. Esse tipo de plágio é conhecido como Black Hat e é condenado pelos sites de busca.
b) Ao iniciar um planejamento de marketing de conteúdo, é importante definir quantos textos serão publicados e qual periodicidade. E, sempre que possível, utilizar imagens e infográficos.
c) Atentar que o planejamento do conteúdo deve contemplar as estratégias de marketing, como a otimização para o SEO. É necessário acompanhar as ações do Google quanto à busca, para estar sempre bem indexado.
O assunto “conteúdo na web” é extenso, infindável, talvez. As dicas são inúmeras. A intenção deste texto é apenas introduzir aos interessados e usuários da web, ecommerce e atuantes nas redes sociais algumas dicas que abram o interesse em mais estudos. Em mais descobertas. Vá em frente. O tema é sim, empolgante!
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