Há dois tipos de interessados que frequentam a internet e os sites de busca:
- Pessoas que estão pesquisando informações sobre um determinado produto (busca por informações);
- Pessoas que já sabem o que querem e procuram onde e como comprar (busca por produto).
Os dois merecem a mesma atenção. É valioso quando uma pessoa realiza uma compra e se satisfaz com o processo de compra e o conteúdo de informações sobre o produto comprado. A possibilidade de fidelização é muito mais ampla.
O Planejamento Estratégico de SEO, portanto, deve focar em aumentar o tráfego do site e trabalhar para crescer as receitas e obter melhor posicionamento da marca nos sites de busca. Search Engine Optimization – SEO, em poucas palavras, é a otimização para sites de busca.
O planejamento de SEO deve contemplar ações de curto, médio e longo prazos. Objetivos claros e estratégias inovadoras completam o foco. O mercado está cada vez mais competitivo e quem planeja tem maior possibilidade de sucesso.
Concorrência
É necessário conhecer as principais ações dos concorrentes que estão bem posicionados para aprender com eles e também saber o que é preciso fazer para superá-los. No mínimo devemos acompanhar três dos principais concorrentes, e analisar:
- DA – autoridade de domínio – é uma métrica que avalia a qualidade dos termos de relevância. Uma das métricas utilizada pelo Google no ranqueamento dos sites;
- PA – autoridade de página – é o trabalho de relevância dentro ou fora do contexto. É a capacidade de contribuição para a formação do DA;
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Análise de otimização on page – elaborar títulos dos conteúdos que levem a correta otimização;
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Análise de otimização off page – produzir o conteúdo, aliando-o ao título e, se possível, a outros perfis de redes sociais.
Planejamento Estratégico
Entre tantos fatores, o Planejamento Estratégico é importante pois clareia o objetivo, define metas de receitas no ecommerce e propõe dividir o trabalho em ciclos ou etapas – para ficar mais fácil de monitorar, controlar e focar.
Tendo o plano definido, sabe-se melhor o que fazer a cada dia, a cada ação. Trabalha-se a busca orgânica com maior objetividade e é possível controlar o tráfego do site. A cada etapa é feito uma avaliação no planejamento e se define alguma mudança na estratégia – caso necessário.
Dois fatores se destacam nessas fases – o bom conteúdo e os links que vão proporcionar maior relevância ao site ou página nos resultados de busca. Claro que o objetivo é estar bem posicionado nos sites de busca.
Gerenciamento
Obedecer ao planejamento é fundamental. Segui-lo à risca também.
Não é possível controlar as variáveis do Google para um projeto de SEO, principalmente quanto ao algoritmo. Por isso o gerenciamento de todas as ações é indispensável para evitar surpresas e maus resultados.
A Sphera Agência Digital possui equipe especializada para o planejamento completo para SEO, com produção de conteúdo em sites, blogs, e-books e postagens nas redes sociais. Quaisquer dúvidas, entre em contato.