Planejamento estratégico para SEO

Há dois tipos de interessados que frequentam a internet e os sites de busca:

  1. Pessoas que estão pesquisando informações sobre um determinado produto (busca por informações);
  2. Pessoas que já sabem o que querem e procuram onde e como comprar (busca por produto).

Os dois merecem a mesma atenção. É valioso quando uma pessoa realiza uma compra e se satisfaz com o processo de compra e o conteúdo de informações sobre o produto comprado. A possibilidade de fidelização é muito mais ampla.

O Planejamento Estratégico de SEO, portanto, deve focar em aumentar o tráfego do site e trabalhar para crescer as receitas e obter melhor posicionamento da marca nos sites de busca. Search Engine Optimization – SEO, em poucas palavras, é a otimização para sites de busca.

O planejamento de SEO deve contemplar ações de curto, médio e longo prazos. Objetivos claros e estratégias inovadoras completam o foco. O mercado está cada vez mais competitivo e quem planeja tem maior possibilidade de sucesso.

Concorrência

É necessário conhecer as principais ações dos concorrentes que estão bem posicionados para aprender com eles e também saber o que é preciso fazer para superá-los. No mínimo devemos acompanhar três dos principais concorrentes, e analisar:

  • DA – autoridade de domínio – é uma métrica que avalia a qualidade dos termos de relevância. Uma das métricas utilizada pelo Google no ranqueamento dos sites;
  • PA – autoridade de página – é o trabalho de relevância dentro ou fora do contexto. É a capacidade de contribuição para a formação do DA;
  • Análise de otimização on page – elaborar títulos dos conteúdos que levem a correta otimização;

  • Análise de otimização off page – produzir o conteúdo, aliando-o ao título e, se possível, a outros perfis de redes sociais.

Planejamento Estratégico

Entre tantos fatores, o Planejamento Estratégico é importante pois clareia o objetivo, define metas de receitas no ecommerce e propõe dividir o trabalho em ciclos ou etapas – para ficar mais fácil de monitorar, controlar e focar.

Tendo o plano definido, sabe-se melhor o que fazer a cada dia, a cada ação. Trabalha-se a busca orgânica com maior objetividade e é possível controlar o tráfego do site. A cada etapa é feito uma avaliação no planejamento e se define alguma mudança na estratégia – caso necessário.

Dois fatores se destacam nessas fases – o bom conteúdo e os links que vão proporcionar maior relevância ao site ou página nos resultados de busca. Claro que o objetivo é estar bem posicionado nos sites de busca.

Gerenciamento

Obedecer ao planejamento é fundamental. Segui-lo à risca também.

Não é possível controlar as variáveis do Google para um projeto de SEO, principalmente quanto ao algoritmo. Por isso o gerenciamento de todas as ações é indispensável para evitar surpresas e maus resultados.

A Sphera Agência Digital possui equipe especializada para o planejamento completo para SEO, com produção de conteúdo em sites, blogs, e-books e postagens nas redes sociais. Quaisquer dúvidas, entre em contato.

Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | Sphera Agência Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao 'Prosseguir' você concorda com o monitoramento.

Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies

Prosseguir