A hora e a vez dos Apps - I

Aplicativo é com a Agência Digital

App é abreviação do inglês “applications” – aplicativos. É um software desenvolvido que se instala em um dispositivo eletrônico móvel, como um computador ou celular. Foi criado para previsão do tempo, joguinhos e câmara de tela inteira. Hoje facilita a vida do seu utilizador, permitindo as mais diversas funcionalidades.

Os apps são baixados nas lojas de aplicativos – as “apps stores”. Vários apps são gratuitos e outros vendidos. Seu valor de venda depende de sua especialização. O mesmo aplicativo possui valor diferente dependendo do dispositivo para o qual é descarregado (download) – iOS, Android ou outro sistema operativo. Eles ficam instalados na biblioteca do celular e podem receber atualizações – muitos gratuitos.

Os downloads são instalados em dispositivos de destino, como iPhone, BlackBerry, Smartphones com sistemas Android, Windows Phone, Tablets e computadores portáteis – laptop ou desktop.

O aplicativo ganhou destaque a partir de 2008 com os smartphones. Em 2010 foi eleita a “Palavra do Ano” pela American Dialect Society. No início as apps eram vistas como ferramentas de suporte à produtividade e à recuperação de informações, como correio eletrônico, calendário, contatos, mercado de ações, informações meteorológicas entre outros.

Com a crescente procura, aliada à disponibilidade facilitada e evolução das apps, houve expansão para várias categorias, como jogos, GPS, informações meteorológicas, acompanhamento de pedidos, compra de bilhetes, confirmações de presenças, conexões com redes sociais e aplicações em outras áreas, como saúde, desporto, educação e negócios. A partir daí as necessidades do mundo virtual passaram a ser atendidas.

Os primeiros dados vieram pelo Wikipedia. Estima-se que em 2012, 1,2 milhões de pessoas no mundo já estavam usando aplicações para dispositivos móveis.

Em 2015 o Brasil registrava mais de 76 milhões de usuários de smartphone. Hoje, nos EUA, 92% dos adultos possui telefone celular. Os tablets chegam a 170 milhões. Ainda nos EUA, 85% dos usuários de celular o utilizam para compras. Em 2015 foi movimentado 115 bilhões de dólares no mundo. A previsão para 2018 é de 142 bilhões – 23% em apenas um ano.

Em 2015 o Brasil registrou 191,8 milhões de acessos à internet pelo celular. Pelo computador foram 25,4 milhões. Mais dados sobre o Brasil:

  • É o sexto mercado mundial de smartphones. Perde para China, EUA, Índia, Japão e Rússia.
  • 72 milhões acessam a internet por celular.
  • 46% já realizam pagamentos pelo app.
  • 41% já fizeram uma compra pelo celular.
  • 20% do movimento de e-commerce foi realizado por aparelho móvel.
  • 25% desses usuários compraram “in-app” (dentro de um aplicativo).
  • 26% dos usuários o utilizam para comprar comida através de aplicativos. E 20% pedem serviço de taxi ou compram ingressos para eventos.
  • Na média, cada um desses brasileiros baixou 15 aplicativos.

Houve grande aumento dos celulares e seus aplicativos no Brasil e no mundo. Os apps já são das mais eficientes ferramentas no relacionamento com os clientes.

Fonte - https://www.opus-software.com.br/estatisticas-uso-celular-brasil/
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