Tráfego na internet é o resultado das visitas diretas em seu site. É o público que tem interesse no que você está escrevendo ou oferecendo. São várias fontes de tráfego. Surgem através dos sites de busca ou das redes sociais, como o Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo. As redes sociais são uma ótima fonte de tráfego. Sem tráfego o seu negócio não funciona. Simplesmente porque seu site não existe para o público em geral.
O usuário da internet pode querer consumir seu conteúdo, se inscrever em um curso, comprar seu produto ou serviço, mas sem tráfego no site, a relação comercial é fraquíssima ou inexistente. Investir em tráfego é indispensável para o negócio. O público precisa chegar até sua página – seja blog da marca, página de inscrição ou página institucional da empresa. Você precisa aparecer!
Geração de tráfego
O objetivo final é aumentar as taxas de conversão de leads e clientes, e buscar ser referência no mercado. Conseguir o máximo de visitantes. Caso contrário a estratégia de marketing digital perde todo seu efeito. Leia mais sobre marketing de conteúdo. Conheça as principais formas de tráfego:
Tráfego Orgânico
É quando o público chega ao seu conteúdo sem que haja campanha ou gastos para isso. São conteúdos produzidos para blogs e sites, em que as pessoas encontram seu produto, ou através de buscas ou então foram direto ao endereço porque já conheciam. De maneira orgânica. As pessoas quiseram acessar. Sem qualquer ação efetiva para esse encontro. É uma estratégia de inbound marketing – nesta ação, é o público que vem atrás de você. Esse é o caminho dos mecanismos de busca. Para gerar tráfego orgânico, produza bons conteúdos com consistência para atrair público de alta qualidade.
Tráfego Pago
A princípio, tráfego orgânico e patrocinado possuem os mesmos objetivos. No primeiro você não paga e leva um tempo maior para alcançar seus objetivos. No post pago, além do investimento, é necessário obedecer algumas normas de redação e arte, mas o retorno é mais imediato. No tráfego pago você é que define seu público e o alcance é mais certeiro. Estratégia de outbound marketing – a empresa traz seu cliente até ela.
Tráfego de Referência
É quando seu site aparece no conteúdo de outro site. São links de outros conteúdos indicando as fontes das informações apresentadas para, entre outros objetivos, mostrar credibilidade e aumentar o tempo do cliente no site. Podem ser feitas parcerias para fortalecer o tráfego de referência do seu negócio, ganhando em autoridade e visibilidade. Você divulga um blog que por sua vez divulga seu conteúdo. Esse instrumento é muito forte. A indicação possui um grande apelo perante o público.
O Tráfego de referência ajuda no tráfego orgânico. Quanto mais páginas citarem seu conteúdo, os sites de busca entendem que seu material é relevante, melhorando seu posicionamento. Também é possível você pagar para um outro site falar sobre seu produto.
Tráfego direto
É quando a pessoa digita o endereço da sua página no navegador ou já está salvo nos favoritos. É o público que fortalece a relação. Cria fidelização. E a melhor forma de fidelizar seu público é investindo em branding – gestão da sua marca. Marca bem trabalhada resulta num bom tráfego direto. Nesse nível, significa que o público está muito próximo de adquirir seu produto ou serviço.
Tráfego social
O sucesso de sua marca, hoje, está muito ligado ao trabalho nas redes sociais. Mais de 3,2 bilhões de pessoas estão nas redes sociais no mundo inteiro. O Facebook ainda é o primeiro nas redes sociais com mais de 2 bilhões de pessoas. Portanto o trabalho nas redes sociais é fundamental. Não deixe de divulgar nas redes sociais. Elas são bastante fortes.
Tráfego de email marketing
Dos adultos online, 92% possuem uma conta de e-mail. Portanto, ainda é uma ótima ferramenta para chegar até os clientes. Os gastos nos serviços promovidos por e-mail é 138% menor do que em qualquer outra forma de comunicação. Entendeu porque faz sentido gerar tráfego por e-mail? Traz muito mais leads qualificados. Público proveniente de e-mails já autorizou a sua comunicação com eles. Portanto, você não é um intruso. São pessoas mais fáceis de serem convertidas.
Todos os tráfegos possuem sua importância. Possuem pontos fortes e fracos. Assim, fortalece a ideia no uso de todas as formas de tráfego. Investir em apenas uma forma pode limitar o crescimento da sua marca.
O objetivo é gerar tráfego da melhor qualidade. Pense nisso. Planeje. E boas ideias!
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