O blog é uma ferramenta de comunicação e marketing que ganhou relevância na relação comercial. Empresas que possuem blog em seu site saíram na frente na disputa por visibilidade e fidelização de marca.
Os tempos atuais apontam para um novo formato nas relações de compra e venda. Tão importante quanto apresentar o produto é entender os costumes dos consumidores. Aquilo que move o cliente a uma decisão de compra. Assim, o Marketing de Conteúdo ganha relevância, pois através de textos bem construídos consegue não apenas informar, mas formar uma consciência sobre o produto e construir a necessidade de sua compra. E hoje a forma mais usual de alcançar esse objetivo é através de um site atualizado, responsivo, com layout moderno, e principalmente, que contenha um blog com três objetivos: fomentar interessados – leads, apresentar o produto e abrir uma interatividade com o consumidor.
Atualmente o cliente está muito diferente daquele de décadas atrás. Hoje os produtores precisam entender que o processo de venda, mais do que nunca, é um processo de troca de valores. O cliente paga pelo bom produto acompanhado pelo bom serviço – informação e conhecimento das demandas.
Longe se vai o tempo em que as relações de compra e venda eram determinadas muito mais por um vendedor e um comprador. Até mesmo os nomes mudaram. O público alvo, hoje, é conhecido por lead. Quando se consegue a venda é porque houve uma conversão do lead.
Impossível viver sem as ferramentas comerciais que a internet proporciona. Hoje a busca é pela conversão em vendas, fidelização ao produto e fortalecimento da marca.
O blog no site facilita o alcance desse objetivo. A fidelização se dá através do conteúdo apresentado no blog. Textos que prendam a atenção, gerem interessados e motivem para o consumo.
A produção de conteúdo se tornou fundamental nesse trabalho. Não se esqueça que hoje as informações estão mais acessíveis a todos. Assim, ganhar destaque e relevância nessa disputa pelos sites de busca precisa de profissionais capacitados. Que dominem técnicas de SEO, para que o seu conteúdo tenha destaque diante dos concorrentes.
Esteja atento aos principais motivos para se desenvolver um blog:
- A interação com o mercado é fundamental. Tirar dúvidas. Ouvir críticas;
- A produção de conteúdo relevante deixará o blog como referência para público;
- Ao contrário de campanhas publicitárias, blog com conteúdo relevante atinge o público-alvo com alta eficiência e a um baixo custo;
- A produção constante de textos deixa o blog atualizado, com novidades e ainda capta o interesse do consumidor. Os sites de buscas consideram isso;
- Conteúdos interessantes qualifica o produto/serviço. Meio caminho para fidelizar o consumidor;
- Conteúdo bem produzido leva o cliente a uma decisão de compra favorável;
- Os sites de buscas – Google, Yahoo e Bing, qualificam o site que adiciona vários conteúdos no blog;
- Um site que possua blog aumenta muito o tráfego em suas páginas.
A Sphera Agência Digital possui em sua equipe de profissionais que domina o Marketing de Conteúdo, trata seu site como a mais importante ferramenta de comunicação e venda. Desenvolve conteúdo e administra a otimização do site.