No Brasil, há uma cultura da não confiança em trabalhos terceirizados. De fato, preocupa terceirizar parte de um plano de comunicação. Ainda há dificuldade em se delegar tarefas. Mas é hora de mudar o mindset (mentalidade).
Delegar tarefas é um aprendizado. Fechar parcerias e trabalhar pela sua eficiência, também. Otimizar resultados é outro aprendizado. Sem dúvida, a parceria ganha rapidez nos processos, qualidade nos resultados e um enorme mercado a ser conquistado.
Desde que fim dos anos 90, a SPHERA AGÊNCIA DIGITAL já atuava nesse nicho de mercado. No início com poucos recursos e reduzidos serviços, teve que trabalhar em duas frentes – marketing digital e publicidade. O tempo se responsabilizou em formatar a SPHERA como a principal agência de comunicação na web em Limeira e região.
Com um ótimo portfólio de serviços, a AGÊNCIA SPHERA colhe, hoje, os frutos dos investimentos em capacitação profissional, domínio dos produtos digitais e criatividade no desenvolvimento desses serviços. Hoje está pronta a atender as mais exigentes agências de publicidade como também aos mais exigentes setores de marketing das empresas no Brasil.
O universo da comunicação busca qualidade com o menor investimento. Portanto, ter um parceiro especializado em web é a tendência. Exige menor investimento. Isso proporciona, mesmo às agências menores, apresentar suportes para desafios digitais que nada as diferenciam das grandes agências. Dados do setor, 50% das agências tendem a terceirizar a produção de conteúdo digital, criação de sites, páginas e aplicações na web.
A necessidade das agências de publicidade, agora, é delegar tarefas. É a melhor maneira de economizar e continuar oferecendo serviços de qualidade.
Estando claras as regras para uma parceria nos serviços digitais, as agências publicitárias podem se dedicar a construir projetos mais ambiciosos e complexos com seus clientes.
Por onde deve começar a parceria?
Há serviços que fogem às rotinas dos profissionais de publicidade. Criação de conteúdo para web, postagens ativas nas redes sociais e otimização de SEO, criação de aplicativos e criação e gerenciamento de páginas na web.
É fundamental um briefing bastante completo, detalhando o cliente, o projeto, pontos swot, o mercado, objetivos, metas e expectativas desse cliente. É conveniente que a Agência Digital – AD, já possua uma planilha contemplando um banco de dados com informações de marketing e material do cliente para produção do serviço, como fotos, marcas, imagens dos produtos, etc. A AD pode também montar um snapshot (registro instantâneo, com armazenamento das informações primárias). Sabendo qual estágio o cliente se encontra, a agência digital apresentará uma página de entrada com as informações primeiras. E em parceria com a agência de publicidade, passa a construir o site ou qualquer outro produto web atentando para os principais requisitos exigidos pelo cliente. E sua expectativa de resultados.
É relevante considerar que a agência de publicidade precisa acompanhar passo a passo o desenvolvimento, até porque é dela o cliente e ninguém melhor para conhecer o caminho que levará aos melhores resultados.
Vale destacar essa relação de parceria já que a SPHERA AGÊNCIA DIGITAL pode contribuir com as agências de publicidade abrindo portas para uma nova leitura de criatividade e inovação. Novas ideias e alternativas de gerenciamento gerando situações bastante positivas.
Portanto, em princípio, a agência de publicidade deve incorporar em seus projetos profissionais a importância do outsourcing. É como se a empresa agregasse em sua equipe novos talentos e especialistas. O importante é contratar uma Agência Digital que atenda ao planejamento do cliente final.
Quanto mais sustentável for a relação entre as duas agências, maior as chances de sucesso. Uma passa a conhecer a outra e os relatórios fluem com mais segurança, eficiência e rapidez. E cada vez mais podem abrir caminhos para novos projetos e serviços.
Através da terceirização para serviços de web, as agências consolidam suas presenças no mercado, garantem maximização de resultados e aumenta sua carteira de clientes.