Se você está buscando um nicho de mercado que permita o crescimento de sua empresa, a forma mais fácil de alavancar suas vendas está na internet. Hoje a venda através de loja virtual já faz parte da rotina das pessoas. O Brasil registra mais de 120 milhões de pessoas que, constantemente ou eventualmente, se utilizam da rede para lazer ou serviço.
Imagine que metade dessas pessoas já realizaram uma ação de compra virtual. Ano a ano, esse mercado tem crescido acima de 20%.
Atenção. Vender pela internet pode parecer fácil, de baixo custo, mas não é bem assim. É necessário planejamento, correta utilização das ferramentas da web e persistência.
Aproveite este conteúdo para conhecer alguns passos que devem levá-lo ao sucesso:
É evidente que nenhum negócio anda sem um planejamento estratégico. Analise o produto que você vai vender. Veja sua aceitação. Estude sobre estoque, quantidade e espaço físico para guardar os produtos.
Quando se tratar de uma revenda, é fundamental relacionar os fornecedores, acertar com eles – entrega, valor e forma de pagamento. Tenha esses acertos muito bem afinados para não se surpreender e ficar no meio do caminho.
Outro fator imprescindível é o valor de venda do produto. Relacionar os custos de toda a cadeia comercial – compra/entrega/prazo de pagamento; os encargos financeiros, como entregar o produto, levantando custos e rotina dessa entregadora para que você possa agilizar sua venda. Não se esqueça dos impostos. De posse de todas essas informações, defina o preço final de venda.
Lembra-se também de mapear o seu mercado. Quem é seu público-alvo? Vai vender na sua região, no estado, em nível nacional? Sabendo onde vai atuar, identifique seus principais concorrentes. Se possível, obtenha informações deles – preço de venda do concorrente, logística que usa, tipo de campanha de comunicação, etc.
Defina a estratégia de comunicação. Pense como chegar até o cliente. Qual ferramenta de comunicação utilizar? O que oferecer. No Portfólio da Sphera você encontra várias formas de chegar a seu público. A Sphera ainda lhe ajuda com profissionais que orientam seu Planejamento Estratégico.
Monte um planejamento financeiro com todos os gastos e uma previsão de receita. Não esqueça de nada. Gastos com o site, a tecnologia, a compra de material ou produto (revenda), encargos financeiros, marketing, logística, funcionários etc.
Um dos fatores mais importantes é quanto ao estoque da loja. Terá uma quantidade inicial para fazer frente à rapidez na entrega? Ou a programação obedecerá a encomenda (com maior demora)? O importante é que você construa sua estrutura e vá aperfeiçoando. E cumpra o que está registrado no site.
A entrega é um dos serviços que demanda maior atenção. Muito provavelmente será terceirizada. A venda para fora da cidade deverá ser através dos Correios ou de transportadora. Para vendas de pequenas unidades, os Correios são o mais recomendável. Há um serviço exclusivo para varejistas virtuais. Tire todas as dúvidas sobre valores. O valor muda de acordo com a quantidade de produto e a localidade. Deixe bem claro, em seu site, as regiões as quais você não fará entrega. Essa informação precisa estar bem clara para os clientes.
Há vários serviços de pagamento. Recomenda-se conhecer todos. Avaliar de acordo com seu produto e definir corretamente.
O site deve contemplar todas as informações claras para os clientes. Que seja fácil percorrer pelo site, se cadastrar e fazer a compra.
A Sphera Agência Digital possui vinte anos com experiência nos serviços para ecommerce e todas as ferramentas da web marketing. Fale com a gente. Tire suas dúvidas.