Landing Page é uma página utilizada em sites para alcançar mais clientes. São elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. São conhecidas também como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão. É difícil produzir uma Landing Page criativa, fundamental no planejamento estratégico. Pode ser Landing Page de vídeo, ou em duas etapas, ou Landing Page de cliques. Convém descobrir qual melhor alternativa atende os visitantes naquela situação. Landing Page é uma página utilizada em sites para alcançar mais clientes. São elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. São conhecidas também como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão. É difícil produzir uma Landing Page criativa, fundamental no planejamento estratégico. Pode ser Landing Page de vídeo, ou em duas etapas, ou Landing Page de cliques. Convém descobrir qual melhor alternativa atende os visitantes naquela situação.
No e-commerce são criadas algumas experiências pelo teste AB, possibilitando descobrir as alternativas de mudança indicadas para gerar mais conversões. Fica mais fácil identificar qual versão da página o usuário teve uma experiência mais completa.
Importante o conteúdo ter uma imagem e um forte título; que apresente a lista de recursos e/ou benefícios; que tenha uma experiência social; uma seção sobre como comprar; e uma área “para assuntos mais relevantes”.
Principais Landing Pages
1 - Landing Page opt-in de e-mail:
É o mais comum. Utiliza imagem do produto, texto e formulário. Normalmente é oferecido um conteúdo – e-book, ou a pessoa faz a opção por receber a newsletter. As principais propriedades são:
- Uma imagem ou gráfico destacando o produto. Recurso visual é o mais forte nessa comunicação;
- O título é importante. Atrai a atenção do leitor e o leva a consumir o conteúdo da proposta do produto;
- Essa Landing Page possui um formato com apenas dois ou três campos. Fácil preenchimento e comunicação clara.
Fatores importantes nessa fase:
- Título forte, trabalhando a emoção do leitor e informando os benefícios do produto;
- Precisa ter imagem – não necessariamente do produto. Também cabe um vídeo ou um depoimento ou uma mensagem que reforce a credibilidade;
- Se a preocupação é proporcionar tráfego, o texto deve ampliar os benefícios do produto e não apenas citá-los;
- Necessário o formulário com o mínimo de campos. Se puder, apenas nome e e-mail. Na relação B2B é necessário mais informações sobre o cliente. Mesmo assim, preocupar-se com a objetividade. Perde-se o cliente quando se utiliza muitas perguntas.
Pode incluir depoimentos de autoridades reconhecidas no assunto. Necessário um botão para levar o visitante ao formulário. Também uma seção sobre a empresa para maior credibilidade e confiança. É possível utilizar um vídeo no lugar da imagem.
2 - Landing Page de vídeo:
É necessário apenas o vídeo e o formulário com botão de CTA (pode ser comprar/adicionar) ou outra Landing Page. O trabalho é concentrado exclusivamente no vídeo. Remove botões de reprodução/pausa. Usa um fundo branco para destacar ainda mais o vídeo. Somente após o espectador assistir quase tudo que a Landing Page redireciona para uma página de download ou vendas.
Assistindo e consumindo quase todo o conteúdo do vídeo, cresce o envolvimento do espectador. Normalmente o visitante é direcionado para uma outra Landing Page separada do vídeo. No vídeo, a concentração da pessoa é maior, pois diminui a distração. Após consumir o conteúdo, o visitante pode inscrever-se num serviço ou realizar qualquer outra ação iniciada no vídeo.
É importante controlar o tempo do vídeo. Pode ser um conteúdo pós-vídeo, um teste de formulários pop-up, botões ou redirecionamento para outra página. Tudo isso deve ser testado para encontrar melhor eficiência na conversão. O formulário pode surgir após 30% do vídeo ou 50% ou 80% de conteúdo apresentado.
3 - Landing Page de produto:
Esse tipo de Landing Page tem ótima chance de conversão:
- Concentrada nos recursos, a mensagem sobre o produto é mais completa. Responde melhor sobre a solução dos problemas;
- Apresenta visualmente o produto, exibe seus recursos e design. É mais flexível;
- Fácil de responder às principais dúvidas; provoca depoimentos, resenhas de usuários. Pode destacar um assunto específico. Remove dúvidas e garante maiores taxas de conversão.
A Landing Page de produto é mais flexível quanto ao conteúdo. Pode ser alterada de acordo com a proposta em questão. Para usuários com conhecimento técnico, a proposta deve destacar os recursos em detrimento dos benefícios. Para um público em geral, melhor destacar os benefícios do produto. Quando se tratar de produtos SaaS, deve-se trabalhar com a ideia de preços ou a estratégia do “ligue já”. Saiba mais sobre conteúdo na web.
4 - Landing Page longa de vendas:
São páginas com conteúdos maiores, mas bem produzidas, com foco nos últimos estágios da jornada do comprador. E prontas para a conversão do usuário interessado no produto. Principais benefícios:
- Bem produzidas, essas páginas capturam a atenção dos usuários;
- A página contendo uma boa narrativa é certeza de leitura do conteúdo. Texto bom evita distrações;
- A prioridade é a valorização do produto, destacando todos os benefícios.
Há muitos detalhes na produção de uma Landing Page. Importante contar com a produção ou orientação de uma agência digital. Faça, mas faça sempre o melhor!
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