Entre os principais aplicativos das redes sociais, o Instagram concentra o maior potencial de comunicação. Registra o maior crescimento – 25% ao ano. É a segunda rede social mais utilizada por empresas brasileiras. Possui um bilhão de usuários ativos no mundo. O Brasil é o segundo país com mais usuários – atrás dos EUA. Conheça melhor as redes sociais mais utilizadas.
É fácil de ser usado. Uma boa foto e um conteúdo inteligente, e já está pronto para conquistar a audiência. É importante no aumento do acesso e tempo de conexões em dispositivos móveis. É o aplicativo que melhor trabalha a experiência móbile do usuário. Suas taxas de engajamento são as maiores entre as redes sociais. O Instagram possui a seção Business Tools – atuando diretamente com empresas. Essa versão possibilita avaliar os resultados da sua página e mostrar as métricas mais importantes para sua empresa.
Caso o interessado queira migrar da página pessoal para a versão empresas é preciso ir em “Opções”, “Conta” e “Mudar para o perfil comercial”. Haverá transferência para uma tela “Instagram para Empresas”. Siga o passo a passo. Vale ressaltar a necessidade de se configurar o Instagram sincronizado com as outras redes sociais, a fim de facilitar o compartilhamento de conteúdo entre as redes.
O perfil deve apresentar resultados
Tenha objetivos definidos. Sua marca é sua vida. A foto de perfil deve ter fácil identificação com a marca e o seu conteúdo compartilhado com outras redes sociais. A foto do perfil deve ter 180 x 180 pixels. E o Feed é de 1080 x 1080. Atenção para as fotos tiradas por outros dispositivos – cuja resolução será menor, 600 x 600 pixels. Já o vídeo pode ter entre três a 60 segundos de duração, com visualização do clip de 1080 pixels de largura.
Saiba com clareza qual seu objetivo com a conta no Instagram. O que extrair da rede. Definição de seu público-alvo. A linguagem a ser usada. Assim fica mais fácil postar conteúdos que relacionem com valores da sua marca. Vale compartilhar conteúdos importantes e de qualidade, pensando nas suas personas.
Você pode focar no produto, na sua equipe, na sua marca. Precisa definir quando vai usar vídeos. Lembre-se de produzir postagens bem feitas. É necessário que o Instagram traga resultados relevantes para sua empresa.
O calendário é importante
A frequência é fundamental. Defina postagens semanais e tenha os temas bem planejados. O Instagram não permite a programação de publicações apenas com ajuda de ferramentas externas. Um conteúdo eficiente terá muito valor. Tenha atenção para o estilo definido que você vai dialogar com a cultura da sua marca. Preocupe-se com a estética e seja sempre consistente. Seja foto ou vídeo, privilegie os valores de sua empresa.
Apesar do Instagram permitir textos de até 2.200 caracteres, cuidado com textos grandes que incomodem seus seguidores. Priorize a interação. Mude o diálogo. Crie novidades para estimular seus seguidores ao engajamento. Tenha padrão de linguagem. Tudo deve ser feito para fácil reconhecimento de sua marca.
Importância do hashtag
Hashtags são símbolos que permitem aos usuários pesquisar e descobrir posts de um determinado assunto. O Instagram permite que sejam inseridos até 30 hashtags por post, mas seu exagero já se comprovou ineficaz. Hashtags que nada tem a ver com a postagem darão a impressão aos seguidores que esse post é um spammer.
A possibilidade de vídeos de até 60 segundos no seu aplicativo levou as marcas a desenvolverem ótimas opções, como compartilhar momentos únicos, mostrar sua equipe, produzir preview de novos produtos e compartilhar importantes notícias sobre sua marca.
Repare que os vídeos e fotos podem receber zoom dos usuários do Instagram. Portanto a qualidade das imagens é fundamental. Daí a preocupação com a sua resolução, permitindo ótima experiência ao usuário.
E por fim, evite exageros, principalmente nos perfis de empresa. Equilíbrio entre filme e fotos é o ideal.
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